triangulo
familia

O projeto

“A criança e a cidade: participação infantil na construção de políticas públicas” é um projeto de pesquisa e extensão realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI, com o apoio do grupo Territórios Educação Integral e Cidadania – TEIA, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG. O projeto nasce do pressuposto de que as crianças são atores sociais, sujeitos históricos e de direitos, entretanto são pouco ouvidas na formulação de políticas a elas destinadas.

O objetivo do projeto é fomentar a temática da participação infantil e contribuir para a promoção de espaços destinados a este propósito nas cidades de Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais. O público-alvo deste curso são agentes ligados às administrações municipais e à sociedade civil, envolvidos com a pauta da infância, como movimentos sociais, ONGs e coletivos. Nosso propósito é criar e fortalecer redes de políticas transversais sensíveis à participação das crianças.

Buscaremos, a partir da oferta deste curso de formação e de seminários abertos ao público, sensibilizar para diferentes formas de participação infantil e criar espaços para o intercâmbio de experiências sobre as múltiplas infâncias nos territórios. Reconhecemos que as cidades são atravessadas pelas desigualdades sociorraciais, históricas e persistentes, que afetam as vidas das crianças de diferentes maneiras, e que vieram a se aprofundar no contexto da pandemia de Covid-19. Por isso, o material elaborado para este curso propõe destacar a diversidade e a desigualdade que atravessam as infâncias muitas vezes invisibilizadas nas cidades.

Com as experiências resultantes deste projeto, pretendemos fortalecer a ideia da cidade como um espaço educativo e alimentar reflexões sobre as relações entre a criança e o espaço público, e a escola e a cidade. Reiteramos, assim, o compromisso da Faculdade de Educação da UFMG com a cidadania na infância e com a Educação Integral.